terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Visita ao Museu do Trabalho

Hoje, dia 15 de Fevereiro, fomos ao Museu aprender como funcionou a indústria conserveira na cidade de Setúbal. Ficámos a saber que antigamente existiam 130 fábricas de conservas na região e que agora não existe nem uma!
Esta nossa visita levou-nos ao tempo em que a fábrica ainda era uma realidade e assim revivemos o passado, dramatizando um dia de trabalho na fábrica, com a ajuda do Sr. Luís.
Primeiro preparámo-nos para o nosso dia de trabalho, vestindo as roupas apropriadas. Depois retirámos a chapa numerada para marcar a nossa presença. A seguir descabeçámos as sardinhas, salgámo-las, lavámo-las e cozêmo-las num forno a vapor chamado autoclave . Seguidamente enlatámos e azeitámos as sardinhas. Depois, as latas, foram à máquina cravadeira colocar as tampas. Por fim voltaram novamente ao forno para serem esterilizadas. Foram retiradas do forno e levadas ao controlador, que verificava a qualidade das latas.
Foi uma manhã muito bem passada no Museu que nos ensinou imenso sobre o funcionamento das fábricas da indústria conserveira.

0 comentários:

Enviar um comentário

Seu comentário é sempre bem-vindo! Obrigado!